CDL Santa Cruz do Sul

Vendas do varejo gaúcho devem crescer no último quadrimestre de 2018


Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, acredita que o consumo terá um incremento no estado a partir de setembro

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrando a alta de 1,4% nas vendas do varejo gaúcho em julho de 2018 frente ao mesmo mês de 2017 é avaliada pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, como um sinal de que o segundo semestre deste ano deve incrementar o consumo no estado.
Para Vitor Augusto Koch a melhora esperada em julho era um pouco mais significativa, mas ainda assim todo crescimento nas vendas deve ser visto como positivo, especialmente depois de um mês de junho mais freado, devido ao impacto da paralisação dos caminhoneiros.
- Esperamos que esse avanço das vendas se reflita em um segundo semestre melhor para todos os lojistas gaúchos. Tradicionalmente os últimos quatro meses do ano são aqueles onde as pessoas conseguem comprar mais, motivados por datas como o Dia das Crianças e o Natal, além do recebimento do 13º salário. Embora ainda sejam sentidos os reflexos da crise econômica que o país viveu nos últimos anos, acreditamos que a partir da definição do quadro eleitoral a população terá maior confiança em investir nos bens de consumo e isso trará reflexos positivos para os comerciantes – avalia o presidente da FCDL-RS.
A partir do desempenho das vendas nos últimos meses, a FCDL-Rs revisou sua precisão de crescimento real (descontada a inflação) das vendas do varejo para 2018, de 4,5% previsto em janeiro, para 2,5% a 3%.
- Temos potencial para crescer tanto no que diz respeito as vendas quanto a abertura de novos postos de trabalho no varejo. Os lojistas devem estar preparados para esse novo ciclo que já está começando – lembra Vitor Augusto Koch.
O levantamento do IBGE mostra que no acumulado de 2018 as vendas do varejo gaúcho cresceram 8,5% de janeiro a julho, e em 12 meses, o avanço chega a 9,9%. No comércio varejista ampliado, que inclui vendas de veículos, motos e material de construção, o comércio gaúcho mostrou alta de 3,1% frente a julho de 2017 e crescimento de 8,9% de janeiro a julho e de 12,8% em 12 meses.
Fonte: FCDL-RS

Publicado em: 19 de setembro de 2018

Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul - 2011/2018

Rua Assis Brasil, 951 - Centro

Santa Cruz do Sul/RS

CEP: 96810-160

Fone: 3711-2333

Desenvolve Web